Quando tudo parecer estar a correr mal…

… evite preocupar-se e desanimar, pode ser a vida a querer que veja novos e melhores caminhos!

A partir do momento que somos humanos, que estabelecemos relações e que interagimos com uma envolvente sob a qual não temos total controlo, os desafios, os obstáculos e os imprevistos vão sempre estar presentes. O que pode ser uma vantagem diferenciadora e positiva, é a forma como escolhemos lidar com eles a cada momento.

Quando se agarra aos seus obstáculos e investe grande parte da sua energia a partilhar e remoer nos problemas, acredita que aumenta ou diminui a sua capacidade de os resolver?

E quando se foca no problema, no mal que lhe esta a causar, nas consequências que vai ter no seu futuro, no injusto que é, acredita que aumenta ou diminui a sua probabilidade de ver possíveis soluções?

Já fui especialista em problemas e lamentações, e olhem que tinha muito potencial, até que percebi que pouco ou nada mudava na minha realidade a não ser a forma como me sentia, ou seja, cada vez mais desgastada, cansada e frustrada. Aprendi da pior forma, por reatividade e repetição do erro, mas aprendi e por isso quero partilhar algumas dicas simples para, se sentir que faz parte deste nicho de pessoas que querem mudar o foco agora, poder começar a semear para colher:

LEVANTE-SE COM O PÉ DIREITO E INTENCIONE TER UM DIA ESPETACULAR!

A forma como começa os primeiros minutos do seu dia pode ser a diferença entre ter um dia espetacular ou um dia a esquecer. Por isso intencione como quer que o seu dia seja (ex. “hoje vou ter um dia positivo e feliz; hoje vou me sentir bem e energizada para lidar com sucesso com os meus desafios”, etc). Tenho colado no espelho da casa de banho um post it que diz: “Hoje vai ser o melhor dia da minha vida, apenas porque não vou poder vive-lo de novo!”

ENCARE OS PROBELMAS DE FRENTE!

Existem 2 formas de engrandecer um problema: falar sobre ele repetidamente ou evita-lo para não o confrontar. Quando fala repetidamente sobre ele, além de que parece que aumenta a força e o desgaste em nós, muitas vezes parece também que o problema passa a fazer parte de nós. Quando o “apaga” e faz de conta, fica estilo pedra no sapato a incomodar nos momentos mais inoportunos. Quando tenho um problema, primeiro aceito-o e depois faça um brainstorming, sozinha ou com ajuda de amigos, para lhe encontrar soluções. É a diferença entre dizer: “Porque é que isto me acontece a mim? Não tenho sorte nenhuma!”, ou dizer: “Ok vamos lá resolver isto, como posso criar agora 2 ou 3 soluções para esta questão?”

DEITE-SE DE MENTE TRANQUILA!

O sono é para descansar e recuperar e por isso devemos faze-lo sem preocupações e pensamentos negativos. Quando nos deitamos com a mente cheia disto e daquilo, o sono fica perturbado, acordamos cansados e ainda por cima deitamos e acordamos com os mesmos problemas. Á noite experimente intencionar um sono tranquilo e verbalize aquilo que quer ao invés do que não quer. (ex. “Agora vou descansar de forma saudável e tranquila, e amanhã vou acordar bem-disposta, em perfeita saúde física e mental e garantir que tenho um dia positivo e feliz.”) Se adormecer com esta energia, aumenta a probabilidade de acordar com esta energia. Recomendo muitas vezes aos meus clientes de coaching que respondam a um conjunto de perguntas que desenhei, de manhã e a noite durante 1 semana, para intencionar a energia positiva que necessitamos para viver intensamente cada dia. Experimente estas 3 dicas apenas durante uma semana e partilhe comigo como correu…..

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *