O arco-íris da vida!

O arco-íris é um dos fenómenos naturais mais bonitos que existem. Já reparou que quando chove, são os pequenos raios de sol que persistem em se evidenciar por entre as gotas de água que produzem este efeito tão diferenciador?

No “arco íris da vida” o fenómeno é idêntico. Quando está “mau tempo” (quando temos um problema, quando estamos mais em baixo, quando alguém nos desafia) podemos ofuscar-nos por entre as gotas de negatividade ou deixar brilhar os nossos raios de sol.

Já reparou que se veste muitas vezes de acordo com o seu estado de espírito? Já viu algum deprimido a passear sorridente com roupa colorida e de cabeça erguida? Em vez de deixar que as cores da vida sejam uma consequência do seu estado, use o significado e o impacto de cada cor para se sentir sempre no melhor estado possível:

  • Vermelho – cor da energia, da força e da vitalidade. Bom para usar em dias intensos de atividades exigentes, é a cor da liderança, da força e do foco na solução.
    Dica de coaching: sempre que sentir que se está a desviar do seu foco pergunte: onde é que eu realmente quero investir a minha energia?
  • Laranja – cor que estimula a criatividade, o otimismo e a confiança, bom para usar em momentos de mudança e transformação ideal para o ajudar a tomar decisões e pensar em soluções para desafios.
    Dica de Coaching: sempre que tive que tomar decisões pense em pelo menos 3 soluções diferentes antes de agir.
  • Amarelo – cor da concentração e muito estimulante de emoções positivas e felicidade, tem o poder de contagiar positivamente quem nos rodeia.
    Dica de Coaching: nas suas relações pense que impacto quer ter no outro, sorria mais e verbalize frases positivas.
  • Verde – é símbolo da esperança, do crescimento e do equilíbrio; é uma boa cor para associar a recomeços e novas etapas de vida.
    Dica de Coaching: para traçar novos caminhos na vida nada melhor que responder à pergunta: o que é que eu quer ter mais na minha vida?
  • Azul – é uma cor de fins terapêuticos por ser relaxante e orientar para a introspeção, boa para manter a calma e o controlo.
    Dica de Coaching: para aceder a um estado de calma experimente fazer 3 respirações profundas e pensar na emoção que quer sentir, repetidamente.
  • Indigo – estimulante da imaginação e da intuição.
    Dica de coaching: não se limite ao óbvio, vá mais além questionando-se: e que mais? O que ainda não fiz que se fizer poderá funcionar?
  • Violeta – estimulante da individualidade, da personalidade e capaz de inspirar e despertar a espiritualidade.
    Dica de Coaching: tire pelo menos 5 minutos por dia para si, para estar consigo, para ouvir a sua musica preferida, para sentir o seu coração a bater, ouvir a sua respiração a circular. Nesses 5 minutos sinta a gratidão de estar aqui, agora e de tudo o que marca a diferença na sua vida.

Fique atento às cores que liberta e estimule o melhor de si em cada dia e em cada interação! Vai ver o arco íris brilhar mais vezes ☺

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *