Metáforas da Vida

Recentemente numa sessão de Coaching partilharam comigo uma metáfora de vida interessante:

“Pegue num copo e encha-o de água. Agora peque nele com a sua mão dominante. Pense um pouco e diga-me quanto pesa esse copo?”

Independentemente de ter aplicado ou não as instruções, pensou numa resposta: é pesado? É leve? Pesa 250 gramas? Mas mais importante que isso é o que esse copo representa. Imagine agora, que esse copo representa aquilo que carrega consigo, os seus problemas por resolver, palavras por dizer que anda a “engolir”, noites de sono mal passadas, sentimentos negativos de frustração, culpa, medo, rejeições… E mais, imagine que esse é o copo que carrega consigo há já algum tempo….

“E agora quanto peso este copo? E por quanto tempo mais vai conseguir carrega-lo consigo?”

Muitos de nós carregamos connosco copos bem cheios de coisas que já não nos servem. Algumas pessoas acreditam até que é uma necessidade e uma obrigação ter que o fazer. Expressões como: “eu não mereço isto mas tem que ser”; “porque me deram este “copo” para carregar”; “até quando vou ter que carregar isto?” são comuns e a solução é tão simples como esvaziar ou apenas parar e pousar o copo.

“Quanto maior for o tempo que carregamos o copo connosco maior será o seu peso, mais turva ficará a água e um dia, quem sabe quando, pode não aguentar mais carrega-lo e ai ele cairá ao chão, poderá partir-se e quer queira quer não vai ter que o esvaziar. Lembre-se que tem sempre a escolha de pousar o copo antes de o deixar partir!”

Perguntas de reflexão:

  1. O que carrega no seu copo que a “cansa e desgasta”?
  2. Há quanto tempo carrega esse copo consigo?
  3. Por quanto tempo mais o vai fazer?
  4. Se o seu copo tivesse vazio, ou simplesmente o escolhesse pousar, o que mudava para melhor na sua vida?
  5. O que vai fazer ainda hoje para se libertar do copo que carrega?
0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *