Exterminador de desculpas!

Há uns anos atrás, na minha Certificação de Programação Neuro Linguística em Londres, à entrada foi-nos dada uma pulseira florescente que dizia: “The world demands solutions not excuses, which will you deliver?”. Esta pequena âncora teve um enorme impacto para mim uma vez que era especialista em dar justificações para a minha incapacidade perante uma panóplia de situações e nesse momento decidi tornar-me numa exterminadora de desculpas!

Percebi que a saúde, o sucesso e a felicidade não são coisas que me acontecem mas sim coisas que fazemos acontecer. E que a diferença entre o sucesso e o fracasso são as pequenas decisões de mudança que estabelecemos a cada momento da nossa vida e com as quais nos comprometemos.

Para melhorar uma relação amorosa que não esta bem, não chega fazer uma surpresa ao nosso companheiro/a quando o rei faz anos; para melhorar os seus conhecimentos não chega ler um livro a cada ano; para ter mais saúde, é pouco fazer uma caminhada por mês. Mente e corpo sãos, funcionam como processos progressivos que resultam de fazer boas escolhas dia após dia até adquirir novos hábitos saudáveis.

Que desculpas costuma dar na sua vida?

Não tenho tempo para treinar, não tenho culpa que quando fico ansiosa me dê para comer chocolates, não tenho motivação para ir ao ginásio, eu até queria mas ando sem energia, quando deixo de comer doces fico deprimida, quando pratico exercício físico fico muito dorida, ando sem energia,… Já tentei mudar o meu mau feitio mas não consigo, está-me no sangue; não tenho motivo nenhum para me sentir feliz; eu nunca tive o amor e carinho que merecia…

Pois bem, serão estes exemplos de soluções ou desculpas? Uma excelente forma de inverter o foco é olharmos para aquilo que realmente queremos e perguntar:

  • o que estou a dizer a mim própria vai-me ajudar a chegar onde eu quero?
  • o que posso fazer diferente para mudar as minhas ações e focar-me no que realmente quero?

Já repararam que normalmente as nossas desculpas se baseiam em experiencias do passado que nem sempre são saudáveis?

Deixo aqui 2 linhas de orientação para quem se quer ver livre das suas desculpas:

1- Inspiração e Motivação – O segredo esta em encontrar o gatilho que o move, para uns é a dor de não querer continuar numa determinada realidade, para outros é o prazer de uma nova realidade mais prazerosa. Lembre-se de um momento da sua vida no passado em que se sentiu inspirado e motivado para uma mudança, e evoque esse momento para o presente!

Imagine agora como pode ser a sua vida se se libertar dessas amarras que o impedem de ser mais e melhor! Imagine tudo o que de bom pode acontecer quando fizer pequenas alterações na sua vida agora! Imagine como vai ser a sua vida no futuro se nada mudar e todas as consequências que isso pode ter!

Quando queremos muito algo estamos dispostos a tudo para lá chegar!

Em que momentos no passado a sua motivação o ajudou a conquistar algo? O que a motiva neste momento na sua vida? O que imagina que a podia motivar agora? Quem são as pessoas que quando as ouve, as vê ou as acompanha a fazem sentir-se motivada? Quem é o seu modelo inspirador e motivacional?

Motivação é ter motivos para a ação, encontre os seus e alimente-se deles diariamente!

2- Implemente ação – Deixe-se de desculpas e aja! O que poderia começar já a fazer para melhorar alguma área da sua vida? Que pequena mudança pode por em prática para garantir que começa hoje a dar mais um passo na direção do futuro que merece ter?

Só quem se liberta da maior parte das suas desculpas consegue garantir resultados e progressos.

Se depois de ler isto decidir implementar apenas uma pequena mudança positiva esta no bom caminho, deixe de usar as velhas desculpas para não fazer agora aquilo que sabe que deve fazer e comece a agir. Acredito que todos preferimos viver uma vida inspirada num plano de mudanças positivas, por muito desafiante que pareça implementa-lo; do que uma vida inteira de arrependimento consequente do facilitismo das nossas desculpas!

“Os campeões não são feitos nos ginásios! Os campeões são feitos de algo que tem dentro de si- um desejo, um sonho, uma visão!” (Muhammad Ali)

 

Photo credit: pedrosimoes7 / Foter / CC BY

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *