Como fortalecer a sua mente – Exercícios!

Aqueles que têm sucesso na vida são mentalmente mais fortes. Existem alguns exercícios simples que o vão ajudar a fortalecer a sua mente e que hoje vou partilhar consigo.

Termos resistência mental é importante porque:

  • Permite-nos implementar boas ações numa base mais regular;
  • Superar fracassos, obstáculos e contratempos de forma mais saudável;
  • Lidar melhor com a crítica e a pressão;
  • Manter níveis de motivação elevados mesmo perante os desafios

Para isso sugiro que pratiquem os 5 truques que se seguem para tornar a sua mente mais forte e garantir a persecução dos seus objetivos com sucesso.

1- “Subir a parada” – saber o que esta em jogo e o valor associado aos nossos objetivos ajuda-nos a manter o foco e a motivação. Enganar a nossa mente elevando a fasquia de benefícios pelo alcance das nossas metas e reforçando as desvantagens e consequências de não o fazer, aumenta a nossa capacidade de agir e nos mantermos consistentes.

Imagine que quer iniciar a prática de atividade física. Se fizer uma aposta com um amigo e a multa for pagar um jantar acho que se vai motivar? E se ao invés disso pensar que: praticar atividade física vai dar-lhe mais saúde para brincar com os meus filhos, vai melhorar a sua imagem e energia e isso vai ter impacto nas suas relações pessoais e profissionais, vai ser um exemplo para as pessoas á sua volta. Se não treinar vai aumentar a probabilidade de ter uma doença grave, vai aumentar de peso, não vai ser um bom exemplo para os meus filhos e provavelmente não vai conseguir atingir outros objetivos na sua vida, pois a forma como se comporta numa área tende a ser a forma como se comporta nas outras áreas da sua vida. E agora quão motivado está para iniciar a sua atividade física?

2- “Reagir ao inesperado” – muitas vezes planeamos, quase ao detalhe, tudo o que antecipamos poder vir a acontecer perante um determinado objetivo. Isso é bom e ajuda a gerir expetativas. Mas o que acontece quando se confronta com um imprevisto. Pára, bloqueia, lamenta-se, começa a pensar que não vale a pena, que tudo e todos estão contra si?

Essa é a estratégia que bloqueia, a que o vai levar em frente é a capacidade de reconhecer o imprevisto, adaptar-se e seguir em frente. A estratégia é mais uma vez “enganar a mente” de forma positiva depois de reconhecer o imprevisto, focando-se em 3 palavras: Aceitar, Adaptar e Agir o mais rapidamente possível.

Imagine um obstáculo imprevisível com que se tenha confrontado recentemente. Volte a olhar para ele e pense: Agora que deteto esta variável imprevisível, o que poderia ter feito diferente para ter tido um resultado mais positivo e contorna-la?

3- “Visualize o sucesso” – um excelente treino mental sugerido pela programação neurolinguística é o de antemão visualizar o desfeche que quer para uma determinada situação. Assim quando chegar o momento a sua mente não vai ter que penar muito uma vez que já foi condicionada a agir em prol de uma determinada resolução.

Imagine que vai a uma entrevista de trabalho, visualize se a ter uma excelente performance e a ser valorizado pelas suas competências; imagine que vai ter um encontro amoroso, visualize-se a ser surpreendido pela positiva com um carinho e um convite para jantar; imagine que vai criar um novo projeto, visualize –o a ser criticado positivamente e a receber emails de reconhecimento. Pense um pouco agora em como tem andado a usar o poder da visualização!

4- “Evoque mantras” – uma mantra é tanto mais forte quanto os pensamentos que repete sistematicamente e dependendo da vibração que tem associada pode ser potencializador ou limitador. Um mantra é mais uma forma de “enganar positivamente a sua mente”. Escolha os seus mantras, repita-os e fique atento ás mudanças

Imagine alguém que quer muito ganhar mais dinheiro mas repete sistematicamente o mantra: “dinheiro não me vai trazer felicidade” ou “é preciso trabalhar duro para ganhar mais dinheiro”! Como acha que esta pessoa se vai sentir? E se ao invés disso o mantra fosse: “ a cada dia atraio cada vez mais dinheiro na minha vida de forma fácil e fluida!” ou “eu mereço ganhar mais dinheiro e tenho potencial para isso!”, muda algo? Muda a vibração, muda a energia e certamente também vai mudar a ação associada.

5- “Dê micro passos” – quando os objetivos são grandes a melhor solução é dividi-los em objetivos mais pequenos e ir-se focando no próximo passo a dar. Se quiser correr uma maratona e nunca tiver corrido, se calhar o ideal é começar por caminhar 5 km. Se quiser fazer dieta durante um ano, se calhar o ideal é mudar alguns hábitos na próxima semana.

Defina etapas e foque-se numa de cada vez, vai ver que facilita. No último ano usei estas técnicas de forma consistente e agora que olho para trás consigo medir os meus progressos. Sito que fortaleci a minha mente ao usa-las e talvez por isso muitos dos meus resultados alavancaram.

Pronta para treinar a sua mente e torna-la uma aliada na conquista dos seus objetivos?

Photo credit: Some Random Photography via Foter.com/ CC BY-NC-SA

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *