Como exercitar a positividade

Este mês, e após algumas pesquisas, decidi partilhar 3 simples exercícios para treinar de forma regular a sua positividade, para estimular a confiança nas ações diárias, a boa disposição nas interações e a força de vontade para lidar com os desafios.

Como faz para mudar o foco, quando as coisas complicam, os desafios aparecem e o seu estado emocional não é o melhor? Quem dá a volta por cima nestas alturas tende a ser mais eficaz na forma como lida com as situações, e a sentir-se mais positivo no processo. “Tão importante como a atitude de ver o copo meio cheio é a atitude de o saber encher com qualidade quando ele esta vazio!” (NM) William James, na década e 20 (mais tarde comprovado por estudos de James Laird na década de 60) dizia que a maneira como nos comportamos pode mudar a forma como nos sentimos, da mesma forma que a maneira como nos sentimos influi no nosso comportamento.

Quando estamos felizes sorrimos, quando estamos tristes franzimos a testa; por outro lado, sorrir estimula a felicidade e franzir a testa estimula a tristeza. Interessante e simples, e a ser verdade significa que podemos estimular qualquer estado emocional, apensa agindo como se estivéssemos a sentir essa mesma emoção! Como exercitar a positividade?

  1. Use a teoria do “agir como se” – quer sentir-se feliz, aja como se estivesse feliz; quer sentir-se motivado, aja como se estivesse motivado; quer sentir-se relaxado, aja como se estivesse relaxado. Na realidade existe uma fisiologia e um pensamento padrão para cada estado emocional. Crie as suas fórmulas pessoais para as emoções que quer sentir mais vezes!
  2. Pratique o Botox da Felicidade – Podemos chamar a este exercício o “lifting” emocional. Em que consiste: relaxe os músculos da testa e bochechas e deixe a boca abrir ligeiramente; contraia os músculos perto dos cantos da boca, puxando-os para trás em direção aos seus ouvidos. Faça o sorriso o mais largo possível e estenda os músculos das sobrancelhas ligeiramente para cima. Mantenha a expressão resultante por cerca de 20 segundos. Incorpore este exercício numa rotina diária (ao olhar ao espelho de manhã, sempre que o telemóvel tocar, antes de sair de casa, ao tirar o carro da garagem).
  3. Poses de Super Herói – Amy Cuddy, estuda a forma como o corpo impacta nas nossas emoções, afirmando que a forma como usamos o nosso corpo define quem somos e o que sentimos. Num estudo feito na Universidade de Columbia descobriu que quando as pessoas são colocadas em “poses de poder”, elas sentem-se mais confiantes, têm níveis mais altos de testosterona (uma substância química associada à dominância) e níveis mais baixos de cortisol (uma substância química associada ao stress). Quando estiver sentado, experimente inclinar-se para trás, olhar acima da linha de visão e interlaçar os dedos atrás da cabeça. Se estiver de pé, experimente empurrar os ombros para trás e o peito para a frente, levantar a cabeça, com os pés bem firmes no chão. Se quer sentir-se mais confiante e positivo, experimente também, apertar o punho com força e pensar “sim, sim, sim ” e avalie os seus níveis e confiança após o exercício. A praticar sempre que possível numa base diária.

Vamos treinar estas 3 técnicas no desafio de 30 dias do nosso grupo Online Peer Coaching (grupo de influencia positiva online que arranca este mês de Março), se aceitares o desafio junta te a nós 🙂 e manda-nos um email com a emoção que vai treinar ao longo dos próximos 30 dias e os rituais que vais implementar. No final dos 30 dias vamos reunir para medir progressos. Desafio aceite?

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *